quinta-feira, 21 de julho de 2011

PALAVRAS DE D. VIRGÍLIO ANTUNES

Domingo, 03 Julho 2011 21:45
“Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus.”
Palavras D. Virgílio no final da sua ordenação episcopal


Irmãos e irmãs
Caríssimos amigos

Quis Deus que aqui nos congregássemos como assembleia de fiéis para celebrar a Eucaristia e a minha ordenação episcopal. Da minha parte, procuro elevar até à Santíssima Trindade a minha oração de louvor e acção de graças, porque nos seus pobres servos continua a realizar as suas grandes coisas.
Sei que todos vós aqui presentes, e muitos outros que nos acompanham espiritualmente, manifestais a Deus a mesma gratidão e o mesmo louvor.

Agradeço, neste momento a todas as pessoas que por esta altura ofereceram a Deus as suas preces e me tiveram presente na sua oração.

Em Setembro de 2008, quando nesta mesma Igreja assumi a reitoria do Santuário de Fátima, estava bem longe de imaginar que passado este tempo, aqui estivesse nestas circunstâncias.
Quando o Senhor Núncio Apostólico me informou da decisão do Santo Padre me nomear bispo de Coimbra, tive a tentação de pensar se era uma boa ou má opção, se o momento seria oportuno, se não deveria continuar a desenvolver os projectos em curso no Santuário... A conclusão impôs-se: é a voz da Igreja que, seguindo os trâmites prescritos, precisa de prover às suas necessidades; prometeste obediência à mesma Igreja, não podes senão dizer “sim”.
Neste momento, reafirmo a minha comunhão com a Igreja de Cristo e a minha disponibilidade para cooperar com ela na realização da sua missão de sacramento de salvação universal. Ao Papa Bento XVI manifesto a grande alegria que me confere a graça de poder colaborar com ele, de forma mais próxima, na tarefa de servir a missão de Cristo Pastor.

A partir da Primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios (1, 23-24), escolhi como lema episcopal a frase: Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus.
Significa que procuro centrar-me na pessoa de Jesus Cristo, cujo significado só se pode entender a partir da cruz como caminho de ressurreição e da glória.
Significa também que a linguagem da cruz, que hoje se procura calar e esconder, continua a ser o grande sinal do amor de Deus pelo seu povo em todas as situações de consolação e de sofrimento.
Significa ainda que o anúncio evangelizador precisa de continuar a fazer-se aos quatro ventos, com uma linguagem nova e acessível, mas sempre centrada no acontecimento fundante da nossa fé, o mistério pascal de Jesus Cristo.
Significa finalmente que quero exercer o ministério na Igreja com a alegria proveniente da gloriosa ressurreição de Cristo e com a humildade e espírito de entrega e serviço provenientes da sua paixão.

À diocese de Coimbra, aqui representada no Senhor D. Albino Cleto, Administrador Apostólico, e em muitos sacerdotes religiosos e leigos, quero dizer que estou disponível para ir ao vosso encontro com a confiança e a esperança fundadas em Cristo que me chamou e me envia.
Gostaria de chegar ao meio de vós como um amigo e como um irmão que comunga das vossas alegrias e tristezas, que acolhe e é acolhido na simplicidade, e que vos confirma na fé enquanto porção do Povo de Deus.

Saúdo a diocese de Leiria-Fátima, na pessoa do nosso bispo D. António Marto e do bispo emérito D. Serafim Silva. Servi-a com muito gosto durante 25 anos, e sinto-me muito grato por todas as possibilidades que me proporcionou.
Saúdo a minha paróquia de São Mamede e todos os conterrâneos que se alegram comigo neste momento. Uma palavra muito especial de gratidão para a minha família, sobretudo para os meus pais e as minhas irmãs, que nunca faltaram com o amor e o apoio necessários à vida em todos os seus momentos.
Saúdo o Santuário de Fátima, com o Reitor, os capelães, os funcionários e os voluntários. Devo dizer que foram muito bons os anos aqui passados e que foi generosa e amiga a vossa colaboração e ajuda. O mesmo posso dizer dos grupos, associações, movimentos e instituições ligados a Fátima e com os quais tive a possibilidade de contactar.

A última palavra reservo-a aos Beatos Francisco e Jacinta Marto, a quem peço poderosa intercessão junto de Deus, e a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a quem consagro a totalidade da minha vida e o ministério episcopal que recebi.
Que eu seja todo teu, ó Mãe de Cristo e Mãe da Humanidade. Que esta pedra azul, pequenina e discreta, que figura nas minhas insígnias, signifique a tua presença materna aos pés da cruz de Cristo e de todas as minhas cruzes. Ámen.


Igreja da Santíssima Trindade, Santuário de Fátima, 3 de Julho de 2011

+ Virgílio do Nascimento Antunes
Bispo de Coimbra

quarta-feira, 13 de julho de 2011

FESTA DA CATEQUESE

No Próximo dia 31 de Julho por volta das 16 horas vai-se realizar a festa da catequese da Paróquia do Alqueidão.
Os dois pólos de ensino de catequese (Alqueidão e Calvete) vão em conjunto realizar uma festa na Casa do Povo de Alqueidão reunindo assim as crianças e os seus familiares para um convívio de verão, mas antes deste encontro o Pároco Manuel Maduro
celebra a missa Dominical ás 15 horas na Igreja do Alqueidão com a participação de todas as crianças da Paróquia e a comunidade em geral.
Todos são bem vindos.....

sexta-feira, 8 de julho de 2011

NOTICIAS … INFORMAÇÕES

NOTICIAS … INFORMAÇÕES…
Neste Boletim da Paróquia do Alqueidão, que deseja ser uma carta
mensal da comunidade que queremos ajudar a construir, aproximando as
pessoas umas das outras, apresentamos as direcções de algumas instituições
eclesiais:
CONSELHO ECONÓMICO
Presidente – Padre Manuel Alves Maduro
Secretário – Rui Manuel Cantante Fernandes
Tesoureiro – João Pedro Marinheiro dos Santos
Vogais – Sandra Marisa Cunha Pereira
Carla Marina Rodrigues Ferreira
José Carlos de Jesus Paiva
Ivone Maria Marques Mouro Fernandes
CENTRO PAROQUIAL DE SOLIDARIEDADE SOCIAL
Presidente – Padre Manuel Alves Maduro
Vice-Presidente – Carlos Alberto Pedrosa Vieira
Secretário – Manuel Jordão da Costa
Tesoureiro – José Natividade Cardoso Silva
Vogal – Reinaldo dos Santos Pedrosa
CONSELHO FISCAL
Presidente – Rui Manuel Cantante Fernandes
Vogal – João Pedro Marinheiro dos Santos
Vogal – José Carlos de Jesus Paiva
DIRECÇÃO DE APOSTOLADO DE ORAÇÃO
Presidente – Celeste Ferreira Jordão
Vice-Presidente – Alda Oliveira Pedrosa Ervideira
Secretária – Maria Caeiro Simão
Tesoureira – Sandra Maria Jordão Sousa Vaz
Vogal – Carla Marina Fernandes Ferreira

BEM – VINDO, SENHOR D.VIRGÍLIO ANTUNES

PARÓQUIA
DE
ALQUEIDÃO
Boletim Mensal
BEM – VINDO, SENHOR D.VIRGÍLIO ANTUNES
O Santo Padre Bento XVI, nomeou Bispo de Coimbra, o Senhor D. Virgílio
Antunes, que exercia o cargo de Reitor do Santuário de Fátima. Será ordenado
Bispo, em Fátima, no dia 3 de Julho e, no domingo seguinte, entrará na Diocese.
Logo que soube da notícia o Sr. D. Albino
escreveu: ” Saudamos quem nos é enviado
como sucessor dos Apóstolos. Seja bemvindo,
e creia que é com fé viva, afectuoso
regozijo e sincero propósito de fiel
obediência, que recebemos o nosso Pastor”.
Por sua vez, o Senhor D. Virgílio Antunes, na primeira saudação á Diocese
afirmou: “Nestas circunstâncias muito especiais quero dirigir-vos uma
saudação fraterna e manifestar a minha plena disponibilidade para ir ao vosso
encontro na realização da missão que a Igreja de Deus me confia”.
Bem-vindo, Senhor Bispo, D. Virgílio do Nascimento Antunes. Conte sempre
com a oração de todos nós.
Padre Manuel

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Igreja de Alqueidão

Vamos tentar manter este blog, para fazer chegar a toda a comunidade Paroquial do Alqueidão o que por cá se vai fazendo ou o que se gostaria de ver feito...

Mas para que tal aconteça serão bem vindas todas as ideias construtivas é claro.

De futuro vamos colocar neste espaço alguma informação como por exemplo o boletim mensal que é destribuido a toda a comunidade assim como as actividades da Paroquia